Programa SER

A Psicologia da Saúde Ocupacional – PSO tem como foco principal os fatores organizacionais e o delineamento (design) do trabalho, que, sem a devida atenção no quesito qualidade das relações, contribuem para o desenvolvimento de incapacitações ou até mesmo transtornos relacionados ao estresse, ansiedade, desequilíbrio emocional etc.
Dentro da PSO, oferecemos o Programa S E R – SAÚDE EMOCIONAL NAS RELAÇÕES, que consiste na aplicação da psicologia à saúde e à segurança ocupacional, objetivando a melhoria nas relações e na qualidade de vida do colaborador.
O programa inclui também um olhar sobre os fatores sociais e familiares do colaborador, na medida em que estes fatores influenciam diretamente na segurança e no bem estar individual.
Características individuais como capacidades, habilidades, personalidade e temperamento influenciam nas doenças e incapacitações ocupacionais, principalmente nos desequilíbrios emocionais. Tais características são levantadas através de ferramentas de Avaliação de Perfil.
Como surgiu a ideia do Programa SER?
Os transtornos mentais respondem pela terceira causa de afastamento do trabalho no estado de São Paulo, de acordo com levantamentos realizados no final de 2023 pela Previdência Social. Perdem apenas para os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho – DORTs e para as lesões traumáticas (membros feridos ou quebrados). Dados do Ministério da Previdência Social mostram que, em 2023, foram concedidos 288.865 benefícios por incapacidade devido a transtornos mentais e comportamentais no Brasil, 38% a mais do que em 2022, quando foram concedidos 209.124 benefícios. Em 2021, foram 200.244. Esses números contemplam os benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) e os benefícios por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez).
Pesquisas demonstram que as perdas de produtividade por depressão, ansiedade e dores emocionais sofridas por trabalhadores que não faltam ao trabalho, superam as perdas de produtividade derivadas do absenteísmo (faltas no trabalho); a pessoa está presente ao trabalho, mas com um sintoma leve de algum sofrimento ou transtorno emocional, resultando em perda de produtividade.
Por que o Programa SER é interessante para minha empresa?
-
Pesquisas mostram que os transtornos psicológicos relacionados ao trabalho associam-se à saúde ocupacional e representam um alto custo humano e econômico;
-
Pelo entendimento de que fatores psicossociais exercem um importante papel na etiologia de problemas emergentes em segurança e saúde ocupacional, tal como as DORT-LER e o estresse ocupacional;
-
A recente e dramática mudança nas organizações de trabalho (pandemia, crises econômicas, redução de custos, necessidade de criatividade acentuada etc.), repercute na saúde e segurança do trabalho;
-
Pelo entendimento do quanto as relações interpessoais, em todos os níveis dentro da empresa, são facilitadoras do desenvolvimento de desequilíbrio emocional ou mesmo potencializadoras de doenças emocionais.
O que minha empresa pode alcançar com o programa SER?
-
Aumento da produtividade;
-
Colaboradores mais alertas e motivados;
-
Melhoria da imagem corporativa;
-
Redução do absenteísmo;
-
Melhoria nas relações humanas e comerciais;
-
Redução nas taxas de enfermidades emocionais;
-
Redução do turnover;
-
Aumento do nível de satisfação e saúde do colaborador;
-
Melhoria no clima organizacional;
-
Diminuição da “pressão” no trabalho.
Qual a metodologia do Programa SER?
A metodologia de trabalho no programa SER é a mesma do programa LIDERHANDO, ou seja, baseada nas técnicas da andragogia com dinâmicas, vivências, debates, reflexões etc.
São realizados encontros em grupos e abordado temas com foco na saúde emocional dentro e fora do contexto de trabalho, tais como:
-
Relações Pessoa Jurídica (empresa) X Pessoa Física (colaborador);
-
Relações interpessoais em todos os níveis dentro da organização;
-
O adoecer no ambiente de trabalho;
-
Fatores que contribuem para o adoecimento (pessoal e profissional);
-
Expectativas pessoais e profissionais;
-
Qualidade de vida;
-
Dimensões do Viver (dimensão física, dimensão emocional, dimensão familiar e social, dimensão profissional);
-
As principais doenças emocionais e seus sintomas (depressão, ansiedade, Transtorno de Ansiedade Generalizada – TAG, pânico, estresse, Síndrome de Burnout etc.);
-
Felicidade, produtividade, sanidade, segurança e saúde.
Por meio dos encontros e vivências do programa SER é possível levantar e avaliar os principais fenômenos que podem ser os geradores de desequilíbrio na qualidade da saúde emocional dentro da organização, e, consequentemente criar ações de correção, adequação ou até mesmo de prevenção.